SAÚDE

MS tem mais de 200 notificações de Influenza e um óbito em 2019

Corumbá registrou o primeiro óbito por Influenza do Estado Foto: Divulgação Corumbá registrou o primeiro óbito por Influenza do Estado Foto: Divulgação

A Influenza já fez uma vítima fatal em Mato Grosso do Sul em 2019. O caso foi registrado em Corumbá. Apesar da doença possuir maior incidência no inverno, o Estado já registra 206 casos notificados até o momento, conforme o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta quinta-feira (11). 

São conhecidos quatro tipos da doença, sendo: H1N1, Influenza A/H3 Sazonal, Influenza A não subtipado e Influenza B, porém o levantamento não detalha quais casos estão sob suspeita em MS e também não aponta as cidades.

O boletim mostra que o óbito ocorrido em Corumbá se deu após o paciente contrair Influenza H3, em janeiro. A vítima fatal da doença possuía comorbidades (etilista, sobrepeso, usuário de entorpecentes). 

O Dourados News entrou em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados para obter dados sobre a Influenza no município, no entanto, foi informado que os mesmos poderiam ser repassados apenas nesta sexta-feira (12). 

Em 2018, Dourados registrou um caso de Influenza A H1N1, resultando em óbito. Em todo Mato Grosso do Sul foram notificados 1.117 casos e 151 confirmados. 

Comentários