Educação

Começam inscrições para 20 Programas de Pós-graduação da UFGD

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Já estão abertas as inscrições para a maioria dos Programas de Pós-graduação da UFGD para quem quiser fazer a seleção das turmas de 2020. A Universidade oferece 24 cursos de mestrado e 11 cursos em nível de doutorado, todos gratuitos. São mais de 2 mil pós-graduandos, sendo que todos eles desenvolvem pesquisas em suas áreas de conhecimento.Cada programa de pós-graduação tem seu próprio regulamento, indicando quais documentos são requisitados para a inscrição, e quais são as formas de avaliação dos candidatos. Em geral, todos realizam provas de suficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol), provas de conhecimento específico da área, e avaliação do currículo Lattes.

Em algumas seleções, há necessidade do candidato escrever um projeto de pesquisa, e outros cursos pede que o candidato apresente e defenda seu currículo e projeto de pesquisa. A maioria dos cursos cobra uma taxa de inscrição para os candidatos da seleção. Para saber quais são os documentos exigidos e quais os critérios de avaliação do curso que mais lhe interessa, leia todo o edital de abertura de inscrição do curso o qual você tem interesse. Abaixo segue uma tabela com o link de cada edital.

Formando profissionais e pesquisadores

Os programas de mestrado e doutorado exigem que o estudante realize uma pesquisa. Ao final do curso, o mestrando deve defender uma dissertação frente a uma banca com, pelo menos, três professores especialistas da área. Para o doutorado, é necessário que o concluinte do curso escreva uma tese, na qual apresenta algum tipo conhecimento, produto ou técnica inovadora. Esse trabalho será avaliado por, pelo menos, cinco professores especialistas da área.

Atualmente, no Brasil, menos de 1º da população, entre 25 e 64 anos, fez uma pós-graduação em nível de mestrado. Em países de economia desenvolvida, esse número chega a 13% da população na mesma faixa etária.

Os egressos de programas de mestrado e doutorado são profissionais capacitados não apenas para atuar como pesquisadores, mas em qualquer atividade econômica e social, pois além de especializarem-se na sua área de conhecimento, também desenvolvem habilidades de organização, planejamento e execução de atividades e projetos. Em geral, pessoas com qualificação em nível de mestrado e doutorado são profissionais de perfil arrojado e que buscam estudar e implementar inovações no ambiente organizacional em que estão inseridos.

Mestrados e doutorados em rede

A UFGD oferece alguns mestrados e doutorados em parceria com outras instituições. São os cursos:  Doutorado em Química, Mestrado em Biotecnologia e Biodiversidade, Mestrado Profissionais em Administração Pública, Mestrado Profissional em Física. Estas pós-graduações realizam seus processos de seleção por meio de editais nacionais, com> Confira os editais de abertura de inscrição de cada Programa de Pós-graduação da UFGD: 

 

 

Comentários