Curiosidades

As pessoas fazem mais sexo no verão ou no inverno?

As pessoas fazem mais sexo no verão ou no inverno? - Divulgação As pessoas fazem mais sexo no verão ou no inverno? - Divulgação

Como é a sua vida sexual no inverno? E no verão? Você nota um aumento da libido com as mudanças de estações? Saiba que diversos estudos já comprovaram que as pessoas fazem mais sexo no verão do que no inverno. Existe uma crença de que as altas temperaturas e os dias mais bonitos causam mais excitação nas pessoas, fazendo com que elas fiquem mais dispostas a manter relações sexuais.

Isso acontece porque os meses de calor alteram o biorritmo do organismo humano. Segundo os estudos, o clima mais quente e a presença prolongada da luz solar nos dias mais longos do verão ajudam a reduzir os níveis de estresse e aumentam a produção dos hormônios do prazer.

Tudo isso acontece por causa do Sol, principal responsável por ativar a produção de oxitocina. A luz solar estimula a hipófise e libera mais hormônios sexuais, fazendo com que os homens se sintam mais viris e com mais desejo, e elevando a libido feminina. Além disso, o verão já é naturalmente uma estação mais sensual.

Clima de descontração e relaxamento

Outro fator que faz com que as pessoas busquem mais sexo no verão é o clima de descontração e de relaxamento. Essa carga mais leve que chega com o verão aumenta o desejo, principalmente nos períodos de férias e festas, além de diminuir a ansiedade. 

Número de nascimentos

De acordo com um estudo realizado pelo Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), no Brasil o maior número de nascimentos de bebês acontece entre os meses de março e maio, que marcam o fim do verão e o início do inverno. Estes nascimentos são o resultado das concepções que acontecem entre junho e agosto, ou seja, no final do outono e começo do inverno.

Em seguida, o mês com mais nascimentos é setembro, que apresenta concepções ocorridas no mês de dezembro, principalmente no período de festas e ano novo. Já o período com menos nascimentos de bebês é entre outubro e dezembro, que seriam as concepções ocorridas nos meses de janeiro a março, em pleno verão.

Sendo assim, a conclusão do estudo é que, apesar de o verão ser uma época propícia para ter mais relações sexuais, ele não é o responsável pelo maior número de concepções. Esse dado mostra que as pessoas que praticam sexo nas estações mais quentes estão mais preocupadas em empregar métodos contraceptivos, especialmente durante festas como o carnaval.

Comentários